RELATÓRIO VIII




A atividade 14 da seção 2, unidade 21 (TP6) foi realizada com os alunos a fim de trabalhar a tese e seus argumentos. Inicialmente, a professora pediu para que os alunos , em duplas, procurassem, em revistas, alguns anúncios publicitários. A seguir, cada dupla escolheu um anúncio e, orientada por questionamentos da professora, apresentou-o à turma. Foram exploradas linguagem verbal e não-verbal, cores, formas, destinatário, objetivo, entre outros aspectos.
Em seguida, a professora levou um anúncio publicitário aos alunos. Tratava-se de um anúncio da prefeitura de São Paulo. Nele, apareciam cinco grandes sacos de lixo coloridos, sobre os quais o dizer “O lixo é seu: condição para um mundo melhor!”. As mesmas questões lançadas para análise dos anúncios anteriores nortearam a discussão deste. Vale destacar que os alunos mencionaram a importância da imagem (cinco enormes sacos de lixo), vinculada ao dizer “o lixo é seu” como fatores que geram impacto e fazem com que a população reflita sobre sua função na tarefa de tornar o mundo um lugar melhor.
Por fim, os alunos foram estimulados a redigir um texto argumentativo sobre o tema de que trata o anúncio. Foi dada ênfase para que cada um expusesse os argumentos que considera importantes para convencer o leitor a adotar uma postura consciente em relação a seu papel na preservação do ambiente.
Foi uma tividade interessante, rica e singnificativa, visto que a maioria dos alunos tem bem clara a sua posição acerca deste assunto tão intimamente ligado ao cotidiano das pessoas.