A Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Hansen, onde trabalho, tem como meta principal para 2009 fazer com que todos os professores – de todos os anos e disciplinas - trabalhem três temas em comum com suas turmas. Em reunião pedagógica, foi definido como tema transdisciplinar do primeiro trimestre a “diversidade”. Dessa forma, cada professor deveria propor, em sua área de conhecimento ou turma, alguma atividade que envolvesse esse tema.
Com as turmas de 9° ano, optei por propor a leitra da obra Olhos azuis coração vermelho, de Jane Tutikian, por ter como personagem principal uma adolescente - cuja irmã é portadora de síndrome de down - que passa pelos mais variados conflitos próprios de sua idade: paixões, brigas, amizades, tristezas, questionamentos. Após a leitura da obra, foi feito um trabalho de compreensão e de interpretação do texto, além de debates sobre vários temas que ele aborda, especialmente “as maneiras diferentes de ser”, ou seja, a diversidade e a individualidade das pessoas.
Nesse sentido, a atividade “avançando a prática” sobre o gênero biografia veio ao encontro do nosso projeto, pois o objetivo maior de trabalharmos o tema diversidade é justamente fazer com que os alunos percebam-se diferentes e únicos e sejam capazes de aceitar e respeitar essas diferenças.
Inicialmente, levei aos alunos do 9°ano A as biografias de Carlos Drummond de Andrade e de Jane Tutikian. Os alunos fizeram a leitura dos textos individualmente e, após, um deles os leu em voz alta ao grande grupo. A seguir, foram feitos comentários sobre o assunto de que tratam os textos, bem como de suas principais características/semelhanças. Os comentários foram registrados, por mim, no quadro. Para finalizar esta etapa da atividade, os alunos foram orientados a identificar e registrar em seus cadernos as principais informações presentes num texto biográfico.
Na sequência, solicitei que cada aluno produzisse a sua própria biografia. Para isso, foram encaminhados a fazer, primeiramente, um esboço das suas principais características e de aspectos marcantes de sua vivência. Propus que o texto fosse escrito na terceira pessoa do singular, e para auxiliá-los nessa tarefa, pedi que imaginassem uma pessoa que estaria escrevendo sobre eles: pai, mãe, irmão ou um amigo. Dessa forma, pude visualizar a imagem que os alunos pensam transmitir a outras pessoas. Com os textos prontos, cada aluno leu ao grande grupo a biografia de um colega.
O resultado da atividade foi muito satisfatório, porque praticamente todos conseguiram escrever aspectos importantes sobre sua vida e maneira de ser e de agir. Alguns alunos descreveram a atividade como “um momento para desabafar, falar sobre o que incomoda.” Além disso, o fato de sentarmos em círculo e cada um ler em voz alta a biografia de um colega fez com que os laços fossem estreitados e a aceitação do outro, facilitada.
Em relação às características do gênero, a maioria dos alunos iniciaram o texto com informações sobre data e local de nascimento, com quem vive e a estrutura familiar. Escreveram muito sobre suas características pessoais – principalmente em relação a personalidade e maneira de ser – e sobre o quanto elas são determinantes na percepção que têm de suas relações interpessoais. Além disso, muitos deles citaram fatos importantes da infância e do relacionamento em família e várias situações da vida escolar.
Na finalização do texto, a maioria dos alunos mencionaram estar no último ano do ensino fundamental, fato que é, sem duvida, conflitante para eles. Talvez por isso tenham concluído o texto com projeções para o futuro, especialmente em relação à vida estudantil e profissional.
Assim, fica o registro de que a atividade foi de grande importância para o reconhecimento e a utilização do gênero biografia e também para que os alunos aprendessem a conhecer e a respeitar as diferentes maneiras de ser.
Curioso para ver as biografias, clique:
Biografia Maria Eduarda
Biografia Richard
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Biografia Maria Eduarda
Biografia Richard