Foi realizada com a turma do 9º ano A a atividade “avançando na prática” da página 150 da unidade 12. Ela foi escolhida por estarmos trabalhando os gêneros textuais que podem ser encontrados em jornais, visto que a turma está produzindo um jornal que será lançado na escola em agosto. Já haviam sido trabalhados os gêneros “notícia” e “reportagem”, e esta atividade permitiu que fosse iniciado o estudo do gênero “publicidade” para que, posteriormente, os alunos possam elaborar, observando as características e peculiaridades de cada gênero, os textos que serão publicados em seu jornal.
Inicialmente, um texto publicitário foi colado na parede. Nele apareciam mãos de pessoas, de diferentes raças e idades, que seguravam latas, garrafas pet, papéis, cascas de banana. Ao fundo, havia um sol brilhando em um céu azul. No centro, estava escrito em letras grandes e garrafais “Cidade unida sempre limpa.” Abaixo da foto estavam instruções de como separar adequadamente os materiais na lixeira para reaproveitamento, além de características de cada um dos materiais que as mãos seguravam. Ao final, aparecia o símbolo da prefeitura de uma cidade de São Paulo e o da reciclagem.
Solicitei que os alunos observassem a parede e me dissessem o que viam. Num primeiro momento, disseram que era uma propaganda, uma figura, uma foto, um cartaz com uma frase. Instigados por alguns questionamentos, aos poucos foram dando nome “às coisas” que viam: texto publicitário, que envolve linguagem verbal e não-verbal.
A partir daí foram lançadas algumas questões que propiciaram aos alunos a reflexão sobre as características do gênero textual estudado. Foram analisados o público a que se dirige o texto, a imagem, a linguagem verbal, as cores, os objetivos a que se propõe o enunciador e as sequências descritivas e injuntivas que compõem o texto.
As respostas aos questionamentos foram muito interessantes: primeiramente, os alunos relacionaram a frase central “Cidade unida sempre limpa” ao provérbio “Família que trabalha unida, permanece unida.”. Mencionaram que a escolha dessa frase pode ter sido feita justamente por ser de fácil reconhecimento das pessoas em geral, que é também o público-alvo da campanha anunciada. Em seguida, falaram sobre a presença de várias sequências descritivas no anúncio, e atribuíram a escolha dessa tipologia ao objetivo do texto: mostrar às pessoas as características dos resíduos para que elas se conscientizem de separá-los de acordo com o material de que são feitos. Por fim, destacaram as sequências injuntivas presentes no texto, que foram usadas exatamente por deixarem claro o que e como fazer para que a cidade seja conservada limpa.
Em seguida, questionei sobre a linguagem não-verbal, e as considerações foram igualmente interessantes. Os alunos destacaram que havia mãos de criança, de mulher, de idoso, de negro, de branco, de pardo. Relacionaram a imagem à apelação da publicidade para que toda população daquela cidade se sentisse convocada a participar da campanha, e não apenas parte dela. O fundo azul em que apareciam as mãos, disseram os alunos, representaria o céu limpo e sem poluição que teriam se todos fizessem a sua parte.
Como fechamento, solicitei que cada aluno criasse um anúncio publicitário, observando seus objetivos, destinatário, veículo, linguagem verbal e linguagem não-verbal. Na aula seguinte, os textos foram expostos e, em grande grupo, foram destacadas algumas características marcantes de cada um deles. Esta atividade final foi também muito importante, especialmente para que os alunos percebessem pontos comuns em seus textos e constatassem que algumas estruturas linguísticas são usadas conforme o objetivo que tem o enunciador de um texto.