Relatório VII


A atividade proposta na unidade 19, pág. 162 (TP5), proporcionou momentos muito divertidos e descontraídos na aula de Português. Pra começar, instiguei os alunos a criarmos, em conjunto, um título para uma história que seria interessante produzirmos. O título sugerido foi “Por esta ninguém esperava!”. Após, pedi para que cada aluno pegasse uma folha e nela colocasse os números de 1 a 5, deixando um espaço em branco entre cada um deles. Todos prontos, disse que faria perguntas, que daria um tempo para que as respondessem na sua folha e que eles deveriam ser sucintos e claros. As perguntas eram 1) o que aconteceu?; 2) onde aconteceu?; 3) quando aconteceu? 4) quem foram os envolvidos? e 5) Qual foi o desfecho da história?. Quando todos terminaram, solicitei que cada aluno recortasse em tiras cada uma de suas respostas. Em seguida, distribuí aleatoriamente cada uma das respostas 1 entre os alunos, e o mesmo fiz com as respostas 2, 3, 4 e 5. De posse de várias tiras, cada aluno teve que criar a sua história intitulada “Por esta ninguém esperava!”, utilizando todos os elementos presentes nas cinco tiras que possuía. Ao começar a redação das histórias, os alunos mostraram certo receio e resistência, dizendo que “não tinha como!”. No entanto, na aula seguinte, quando os textos foram lidos ao grande grupo, eles se divertiram muito! Foi interessante vê-los identificar “seus trechos” nos textos dos colegas. Ao mesmo tempo, depois de alguns textos lidos, o grupo todo já identificava os trechos dos colegas “isso só pode ser do fulano!”. Vários alunos fizeram comentários como “eu tive trabalho pra conseguir colocar tal elemento na minha história”. Nesses momentos, aproveitei para chamar a atenção do quanto são importantes os mecanismos de coesão utilizados para que um texto seja coerente e tenha sentido. Ao final, uma aluna disse “bah, sora, essa foi tri, vamos fazer de novo outro dia!”.