O “avançando na prática” da pág. 105 (TP5) foi aplicado com a turma de 9º ano. Primeiramente, entreguei aos alunos uma história em quadrinhos da Turma da Mônica com os balões vazios (havia apagado, previamente, os escritos). A tarefa de cada aluno era acrescentar falas aos quadrinhos de forma a construir uma história coerente. Esta atividade foi feita rapidamente e sem maiores dificuldades; todos conseguiram de maneira satisfatória. A segunda etapa da atividade era contar ao grande grupo a sua história. Esta atividade foi um pouco complicada, pois muitos alunos não “liam” as expressões dos personagens e, em vez de dizerem “o fulano foi caminhando satisfeito/feliz até que encontrou a Magali”, diziam “o fulano foi caminhando até encontrar a Magali”. Foi interessante que os outros colegas chamavam sua atenção em relação a isso. Falavam que a história ficava sem graça quando não liam as imagens/expressões dos personagens. Por fim, cada aluno escreveu, em forma de narrativa, sua história. É importante observar que vários alunos necessitaram de auxílio para acrescentar emoção à sua narrativa, visto que limitavam-se a descrever os desenhos dos quadrinhos. Vale ressaltar que, ao final da atividade, na leitura das narrativas, alguns alunos destacaram o quão complicado e trabalhoso é escrever uma narrativa que expresse com riqueza de detalhes e fidelidade o que a linguagem não-verbal apresenta.
História em quadrinhos - falas construídas pela aluna Amanda