Relatório III




 Convite KERB - Julia
Aproveitando a época de comemoração de uma tradicional festa alemã em nossa cidade – o KERB -, foram realizadas as atividades “avançando na prática” das pág. 41 e 50 (TP3). Visto que grande parte da população dois-irmonense participa das festividades de KERB, solicitei que, inicialmente, os alunos fizessem uma pesquisa informal em casa, com os pais, sobre a origem e as principais características dessa comemoração. Na aula seguinte, fizemos um grande círculo para que os alunos expusessem o que os pais falaram sobre o KERB. Como havia várias versões desencontradas, um aluno teve a ideia de convidar a professora de História da escola para fazer alguns esclarecimentos. Assim, na aula seguinte, fizemos um grande debate, em que os alunos apresentavam suas informações sobre a origem e as características do KERB e, na medida em que era necessário, a professora de História intervinha e colocava a versão oficial. Este foi, sem dúvida, um momento muito de grande enriquecimento, pois ao mesmo tempo em que a cultura popular era valorizada (já que muitas características originais da festa foram sendo modificadas ao longo dos anos), houve espaço também para a exposição dos fatos como aconteceram desde sua origem. Como atividade de fechamento, foram realizadas as duas propostas do TP3: numa das aulas, os alunos produziram um texto informativo tendo como tema o KERB; em outra, eles criaram um convite para os festejos de KERB. As duas propostas foram muito bem aceitas e realizadas com interesse e empenho, já que, além de a maioria dos alunos gostarem e participarem dessa comemoração, grande parte deles, a partir dos debates realizados, pode escrever e falar sobre o KERB com propriedade e segurança. 


Para ver os textos, clique: