A atividade “avançando na prática” da pág. 124 (TP4) foi bastante interessante. Inicialmente, disse aos alunos que tinha levado a eles um livro de Ruth Rocha e perguntei se alguém a conhecia. Uma aluna perguntou se “ela não era aquela que tinha escrito sobre um reizinho que queria mandar, acho que a profe Vera (professora da 1ª série) contou pra gente uma vez...” Eu disse também que o título do livro era “Admirável mundo louco”, e solicitei que os alunos manifestassem opinião sobre o quê ele tratava. As hipóteses foram anotadas no quadro-branco. É importante destacar que a grande maioria dos alunos pensou que o texto tratasse do desenvolvimento da tecnologia, como telefone, celular e internet. Em seguida, solicitei que um dos alunos fizesse a leitra do livro. À medida que ia lendo, a aluna fazia comentários como “ah, é isso” ou “ah, então é isso!”. Os alunos, que ouviam atentos, nada comentavam; somente no final um deles disse “que viagem, eu nunca ia adivinhar!”. Após, cada aluno ganhou uma cópia do texto e, em duplas, criaram 1 pergunta sobre ele. Então as questões foram passadas no quadro-branco, e todos as copiaram no caderno e responderam. Na hora da correção, a dupla autora da questão falava sobre o porquê de tê-la proposto. Foi interessante ver que os próprios alunos deram-se conta de que existem questões cujas respostas estão explícitas no texto, outras precisam ser interpretadas e outras, ainda, necessitam do estabelecimento de relações entre o texto escrito e o conhecimento de mundo de quem a responde. Tanto é que, algumas vezes, ouviam-se comentários como “bah, essa aí até aluninho de 1ª série ia responder” ou “essa não adianta só ler o texto, precisa pensar antes de responder”, entre outros. Por fim, aproveitei para comentar exatamente esses aspectos com os alunos: a importância de ler com atenção um texto, de não limitar-se ao que está nele explícito e, por fim, de tentar, sempre que possível, estabelecer com ele relações extra-textuais.