Relatório V


Trabalhar com alunos do 9º ano as orações subordinadas adjetivas é, às vezes, complicado, já que para entender este conteúdo é necessário que eles compreendam a oração adjetiva como um mecanismo de explicação ou restrição de um termo da oração principal. Depois de trabalhar o conceito teórico, resolvi aplicar o “avançando na prática” da pág. 82 (TP5), a fim de que os alunos compreendessem melhor como se estrutura uma oração adjetiva em relação à principal e, ao mesmo tempo, fixassem este conteúdo. Inicialmente, pedi para que cada dupla de alunos escrevesse em dois pedaços de cartolina duas estruturas frasais (uma frase em cada pedaço), sendo que em ambas deveria ocorrer a repetição de um termo nominal (substantivo). As tiras de cartolina de cada dupla deveriam ser pintadas da mesma cor. Em seguida, as tiras foram misturadas, e cada aluno escolheu aleatoriamente, de dentro de uma caixinha, uma delas. A etapa seguinte foi procurar, caminhando pela sala, um colega que tivesse uma frase com uma ideia que poderia unir-se à sua, para formar uma única frase. Encontrando esse parceiro, a tarefa era de, juntos, construírem uma frase, formada por duas orações, ligadas por um pronome relativo introduzindo a oração subordinada adjetiva.


Exemplo: 
Os alunos A, B, C e D tiraram da caixinha, cada um, uma frase. Em seguida, procuraram algum colega que tivesse uma estrutura frasal contendo uma ideia que pudesse unir-se à sua. O aluno A juntou-se ao C, e o aluno B juntou-se ao D. Após, formaram uma frase - utilizando um pronome relativo para substituir a expressão repetida nas duas tiras – com duas orações: uma principal, e a outra, subordinada adjetiva. Por fim, cada dupla leu em voz alta suas estruturas frasais iniciais e a frase formada por duas orações com pronome relativo. 




As construções feitas pelas duplas ficaram:
A e C - A garota que foi andar de bicicleta caiu.
B e D - A árvore que plantamos no terreno da casa cresceu e floriu.